| Pólis |
|
|
segunda-feira, dezembro 30, 2002 Livros: a Última Lista do Ano. Pois é, este ano foi muito, mas muito atribulado - e 2003 promete! Estou indo agora para o Rio de Janeiro passar o revéillon com minha família e só volto lá pelo dia 3. Não vou adiantar mais resoluções aqui (por ora), mas deixo com vocês a lista dos livros que li este ano, atualizada. Esta eu dedico pro Adaílton Persegonha e pra Paulinha Foschia, desejando para eles - e para todos vocês que deram o ar de sua graça aqui ao longo de 2002 - uma excelente festa de fim de ano e um 2003 com tudo o que vocês desejarem de melhor. Até o ano que vem!
sábado, dezembro 28, 2002 Não sai do CD player. Harvest for the World, The Isley Brothers. Quem tem mais de trinta já ouviu muito a música-título deste álbum, que tocava muito na Globo FM do Rio de Janeiro. Mestres do funk dos bons tempos (aqui, quando digo funk, estou me referindo ao som mais suingado, parente próximo do rhythm & blues, de James Brown e até mesmo Earth, Wind and Fire), os sujeitos hoje continuam na ativa: em 2001 lançaram o álbum Eternal, comemorando 40 anos de carreira (sim, pessoal: não são só os Rollling Stones que têm uma carreira tão duradoura). Ronald Isley e companhia tem um tremendo site, cheio de informações para os fãs antigos e para quem quiser saber mais sobre os Isley Brothers. Check it out here. escrito por Fabio Fernandes | 12/28/2002 11:28:00 a.m.sexta-feira, dezembro 27, 2002 Da série: Blogs bacanas. Há meses eu não visitava o Mosteiro Virtual: nem lembro se cheguei a citá-lo aqui ou no finado Lanceiro Livre. Não faz mal: como a própria blogueira budista diz em sua página, Hoje é o dia mais importante da sua vida. Comece tudo de novo hoje!
E agora, com licença, que eu vou ver As Duas Torres. escrito por Fabio Fernandes | 12/27/2002 11:04:00 a.m.Recado nada mal-humorado. O meu amigo Luiz Felipe Vasques tem um blog muito bacana mas de título absolutamente mentiroso: O Mal-Humorado. Digo isso porque de maus bofes o blog dele não tem nada. Como se não fosse um blog cheio de informações sobre filmes, RPGs, séries de TV e livros, o Felipe de vez em quando manda muito bem com uns toques que fazem pensar. Fiquem com este:
quarta-feira, dezembro 25, 2002 Um novo blog de literatura na praça. Baseado no exemplo de muita gente boa e depois de pensar um bocado, adiantei para hoje minha primeira resolução de Ano-Novo: escrever mais ficção e veicular minha produção no ciberespaço. Quem assina o SpamZine já conhece algumas das histórias que eu vou publicar no Pequeno Dicionário de Arquétipos de Massa, mas vai ter muita coisa inédita também. Vocês não perdem por esperar. Dêem um pulo lá e depois me digam o que acharam. escrito por Fabio Fernandes | 12/25/2002 04:39:00 p.m.Amanhã, livros. Hoje, descanso. Bye! escrito por Fabio Fernandes | 12/25/2002 11:19:00 a.m.Um Ótimo Natal. Por motivos de saúde, acabei não podendo ir para o Rio, onde passaria o Natal com meus pais. Como a família da minha mulher está passando o Natal no interior de SP, resolvemos fazer nossa ceia em casa. Compramos frutas, panetone, um chester, champanhe Chandon (que ninguém é de ferro e a gente merece) e voilá: o melhor Natal da minha vida. Quem reclama dessa festa esqueceu do que ela realmente representa: um momento de alegria, confraternização e principalmente paz de espírito. Comemos cedo, por volta das 21h, e passamos o resto da noite namorando e conversando sobre como o ano que passou, apesar dos percalços, foi muito generoso para nós. Não temos a menor dúvida de que 2003, como certamente diria Gonzaguinha, poderia ser bem melhor. E será.
terça-feira, dezembro 24, 2002 FELIZ NATAL!escrito por Fabio Fernandes | 12/24/2002 04:35:00 p.m.segunda-feira, dezembro 23, 2002 Mano Wladimir: uma nota engraçada. Não costumo reproduzir posts de outros blogs, mas ri tanto com este aqui que resolvi me dar esta liberdade. Peguei lá no Leite de Pato, que por sua vez pegou no ZieckZack:
Joe Strummer: uma nota triste. Na ida para Salvador, em que encarei 27 horas de ônibus devido ao meu proverbial medo de avião (que felizmente consegui superar na volta), um dos CDs que levei para ouvir foi The Best of The Clash. Não me perguntem por quê: subitamente me bateu uma vontade incontrolável de ouvir a banda punk mais legal de todos os tempos (não confundam as coisas, fãs dos Sex Pistols: eu não disse a melhor, embora na minha humilde opinião seja). Fiquei curtindo o interior da Bahia ao som de Rock the Casbah, The Magnificent Seven, Should I Stay or Should I Go e outras músicas que eu curti na época em que foram lançadas (sim, senhores, eu sou velho). Aí hoje me deparo com a notícia: o líder da banda, Joe Strummer, morreu ontem em sua casa na Inglaterra. Ainda não se sabe a causa da morte (parece que foi coração, mas isso ainda não foi confirmado, mas foi sacanagem: o cara tinha 50 anos e estava com tudo pronto para uma série de shows, inclusive um show com Bono e Dave Stewart e talvez um revival do Clash. Junto com John Entwhistle, do The Who, o rock fica mais pobre em 2002. Um minuto de sonzeira para eles.
sábado, dezembro 21, 2002 Blogueiro bom não recusa cybercafé. Fom bom mas acabou. Estou no Aeroporto Internacional de Salvador aguardando o vôo para casa. Ao chegar, carinhos e beijinhos sem ter fim na minha digníssima senhôura, que está de cama com uma enxaqueca dos diabos e merece meus cuidados (desejem melhoras para ela, hein?) . Portanto, novos posts só amanhã - com as últimas impressões de Salvador e - óbvio - mais livros que comprei nesta viagem que pede repeteco. Para o alto e avante! escrito por Fabio Fernandes | 12/21/2002 08:34:00 a.m.Este é um blog feliz mas cansado. :-) escrito por Fabio Fernandes | 12/21/2002 08:31:00 a.m.quinta-feira, dezembro 19, 2002 Se você deseja ler confissões depressivas, lamento. Este é um blog feliz. escrito por Fabio Fernandes | 12/19/2002 11:21:00 a.m.Aviso aos navegantes: este é um blog solar.
O sol há de brilhar mais uma vez. Nelson Cavaquinho que me perdoe, mas na verdade, o sol já está brilhando, e como! escrito por Fabio Fernandes | 12/19/2002 11:20:00 a.m.Tudo muito bom, tudo muito bem, mas... almocei ontem no Mercado Modelo, com vista para o mar. O mar, quando quebra na praia, é bonito, é bonito. Se bem que no cais não quebra, mas deixa pra lá. Pedi lambreta e suco de limão. Para quem não sabe, lambreta é um marisco. Muito, mas muito gostoso pra quem gosta (óbvio), mas é preciso ter estômago forte. O meu já foi mais; acabei passando mal à noite e tive de sair no meio da aula. Hoje já estou legal, mas à base de água e sucos, que eu não sou besta. Visitei a Fundação Casa de Jorge Amado (em que pese as abalizadas opiniões de Walnice Nogueira Galvão sobre o escritor baiano, eu gosto do velhinho) e mais tarde vou circular pelas ladeiras do Pelô. No rádio do cybercafé, João Bosco cantando a Bahia. O que mais eu posso querer? escrito por Fabio Fernandes | 12/19/2002 11:13:00 a.m.quarta-feira, dezembro 18, 2002 Ouvindo Luciana Mello. Quando a gente ama é luz.
Back in Bahia. Salvador sem sol mas com um calor de rachar; ontem, nada de Olodum, que agora é realmente só para turista gringo: TRINTA reais para entrar!! (Alô, pessoal do Guia Brasil Quatro Rodas, bola fora: voces registraram no seu guia 2003, que acabou de ser publicado, que a entrada custava DEZ reais). Não entrei. Fiquei bundeando pelos bares do Pelô; tomei uma cervejinha e experimentei um excelente caldinho de sururu - que, para quem não conhece, tem um gosto parecido como caldo de siri. Hoje, trabalhando (sim, eu sou Caxias até a morte!) num cybercafé movido a café e suco de jenipapo, que não é muito doce, mas meio travoso, como se diz por aqui. Vivendo e aprendendo. Já estou até escolado em andar de ônibus por Salvador (porque , se for confiar nos taxistas, tão ladroes quanto os do Rio, estou roubado - literalmente!!) escrito por Fabio Fernandes | 12/18/2002 01:02:00 p.m.terça-feira, dezembro 17, 2002 Obrigado! Um agradecimento especial aos amigos que me desejaram melhoras pela crise renal, que felizmente passou por completo - tanto é que estou na Bahia de Todos os Santos agora (eu ia esquecendo: e teclando de um cybercafé no Pelourinho, vejam vocês a sofisticação afro-tecno-cyber do nosso planeta! Evoé, Pierre Lévy!). Obrigado, Jorge Rocha, Alexandre Inagaki e Ricky Goodwin, entre outros! Ah, Ricky, não precisei entrar na faca, velho: a danada da pedrinha dissolveu em menos de 48 horas, graças a Deus... escrito por Fabio Fernandes | 12/17/2002 04:43:00 p.m.Enfim Bahia! Depois de vinte e sete horas de viagem by bus cujos atropelos dariam um post da minha amiga Paulinha Foschia, cheguei em Salvador. Na verdade cheguei ontem, em cima da hora de ir para o curso de Ensino de Jornalismo organizado pela FACOM-UFBA. O primeiro dia do curso superou minhas expectativas, com uma aula muito boa ministrada pelo diretor da FACOM, Albino Rubim. Depois, um acarajé básico na esquina do hotel e cama, que eu não sou de ferro. Hoje, uma visita à filial da Berinjela de Salvador, onde reencontrei depois de anos o sócio de Daniel e Maurício, o Hernán, que transformou a filial numa livraria de respeito (e que funciona também como restaurante na hora do almoço - alô, soteropolitanos, não deixem de ir, eu recomendo!!). Comprei dois livros de jornalismo que não encontrei na sede carioca, o recomendadíssimo O Jornalista e o Assassino, de Janet Malcolm, uma obra de referência sobre ética na nossa profissão tão combalida, e o fundamental Teoria da Literatura de Massa de Muniz Sodré. Depois tive o prazer de conhecer e almoçar com o Rodolfo S. Filho, que colaborou como eu na falecida revista Play e que mantém um excelente blog, o Leituras do Dia. Aliás, o Leituras ainda não havia entrado na lista de preferidos do Pólis, e por um imperdoável esquecimento meu, porque sou leitor assíduo do blog do Rodolfo, sempre uma grande referência em quadrinhos e literatura estrangeira. Corrijo o erro agora, pois. E agora vocês vão me dar licença que eu tenho uma aula para assistir e depois ensaio do Olodum, que eu também sou filho de Oxalá. Salve, meu pai! escrito por Fabio Fernandes | 12/17/2002 04:37:00 p.m.sábado, dezembro 14, 2002 BONITO, HEIN, GAROTINHA?? Pois é, povo carioca, na primeira vez em que acertamos o voto para presidente, compensamos errando no voto para governador (eu não, que não tenho nada a ver com isso - votei no Jorge Roberto Silveira, que teve três mandatos exemplares em Niterói). Dona Rosinha Garotinho nem sentou na cadeira do Palácio Guanabara e já fez três cagadas: declarou que ia desinfetar a sala por causa da ex-governadora, consentiu um aumento de nada menos que 100 por cento do próprio salário e acaba de providenciar a demissão de Aldir Blanc do jornal O Dia por ter feito críticas a ela. Chupado do Fred Leal por intermédio da Gonzo Girl Cecília Giannetti:
Felizes Trópicos. Acabo de estrear como colaborador da ótima revista Trópico, com uma matéria sobre agentes inteligentes. Confiram aqui. escrito por Fabio Fernandes | 12/14/2002 11:09:00 a.m.sexta-feira, dezembro 13, 2002 Play No More! E quem acabou mesmo foi a Play, mas a revista de papel, não o site, que este continua. Se de vento em popa, não sei, pois não estou trabalhando mais para eles. Mas torço para que a Conrad continue nos brindando com iniciativas tão legais e necessárias quanto a falecida (cujo número 6, aliás, ainda pode ser comprado nas bancas). escrito por Fabio Fernandes | 12/13/2002 04:56:00 p.m.Boato. Ouvi dizer que o SpamZine está prestes a acabar. Espero que não, porque é um dos poucos zines literários bons em língua portuguesa do ciberespaço. Não nos deixe na mão, Inagaki! escrito por Fabio Fernandes | 12/13/2002 04:51:00 p.m.quinta-feira, dezembro 12, 2002 Também não sai da minha cabeça a idéia de que as pessoas deveriam esperar o Lula assumir a Presidência para começar a criticá-lo. O gozado é que tem muita gente (supostamente) de esquerda na linha de frente das reclamações. Como diz o Adaílton Persegonha, muita hora nessa calma, rapaziada. Mais fé e menos cinismo. O Brasil não é só o Lula, somos nós. E se nós não acreditarmos, aí é que o Brasil não anda mesmo. E será que vai ser tão legal assim vocês assumirem um ar blasé nessa hora e dizerem: tá vendo, eu disse que não ia dar certo? Talvez até seja legal esteticamente (como diz uma conhecida minha que é cineasta glauberiana), mas bom mesmo não vai ser não. Porque aí seremos realmente um país de merda. E não necessariamente por culpa do governo. escrito por Fabio Fernandes | 12/12/2002 07:56:00 p.m.Não sai da cabeça! Acabei de ler a Caros Amigos deste mês, que salvo engano foi para as bancas ontem. Ótima entrevista com Hélio Santos sobre racismo no Brasil. Vocês podem ler um trecho aqui. escrito por Fabio Fernandes | 12/12/2002 07:50:00 p.m.Não sai do Winamp! Ouvindo direto e sem escalas The Mission, Barry Gray (alguém lembra das trilhas sonoras de UFO e Joe 90, para citar apenas algumas?), Peter Murphy (ex-Bauhaus) e Emerson, Lake & Palmer. Sessão nostalgia. De vez em quando é bom. escrito por Fabio Fernandes | 12/12/2002 07:47:00 p.m.Inversão de Valores. Excelente matéria de Deonísio da Silva publicada no Observatório da Imprensa. Dica do Zé Kley, editor do fantabulástico Veja Q Porcaria. Se você ainda não assina este boletim indispensável, é só enviar um e-mail para kley@vicnet.com.br (desculpem a falta de link: esqueci como se faz para criar link de e-mail!) escrito por Fabio Fernandes | 12/12/2002 07:45:00 p.m.Merdra!! Acabei de perder um post imenso sobre livros. Porra, blogger, isso não se faz. escrito por Fabio Fernandes | 12/12/2002 10:10:00 a.m.Livros para se ler na convalescença. Pois é, meus caros amigos do esporte, acontece que na semana passada as atribulações e preocupações foram tão grandes que nem psi adiantou: comecei a sentir uma dor na altura do rim esquerdo, velha conhecida, e não deu outra: cálculo renal. Das duas primeiras vezes em que tive esse bicho, fui parar no hospital mas a pedra se fragmentou sozinha antes mesmo de uma ultrassonografia. Desta feita, o negócio foi diferente: dois dias para a pedra dissolver. Dois dias em observação no hospital, à base de Buscopan e glicose. Quando tudo acaba, fica aquela sensação de cansaço, bem parecida com a de um maratonista ao fim da corrida (não, eu nunca participei de uma maratona na vida, mas também nunca pari um filho, e os médicos me disseram que a dor de um cálculo é bem parecida com a de um parto normal, então vocês já fazem uma idéia de como é o negócio). Fiquei metade desta semana de repouso, do qual só saí ontem à noite, para um jantar com minha digníssima senhôura e nossa amiga Paula Foschia que comemorou seu niver domingo passado. Batemos altos papos sobre livros e escritores e comemos um delicioso goulash (autorizado pelo médico) na Polonesa, um incrível restaurante em Copacabana (recomendo!) Falar de livros com a Paula é sempre uma ótima pedida. Aliás, fiquem de olho na moça porque vem coisa boa por aí em termos literários. Clarah Averbuck que se cuide. escrito por Fabio Fernandes | 12/12/2002 09:47:00 a.m.terça-feira, dezembro 10, 2002 Crise renal. Com direito a uma breve internação hospitalar. Já estou bem e em casa, mas ainda vou ficar de molho uns dias. Em breve eu volto à ativa, me aguardem. escrito por Fabio Fernandes | 12/10/2002 06:39:00 p.m.quinta-feira, dezembro 05, 2002 Cinemas - um minuto de silêncio. chupado do Catarro Verde:
terça-feira, dezembro 03, 2002 Bahia, lá vou eu! Confirmado: daqui a duas semanas estarei em Salvador, para fazer um curso de jornalismo na FACOM. Mais detalhes em breve. Blogueiros baianos, me aguardem que eu estou chegando. escrito por Fabio Fernandes | 12/03/2002 04:40:00 p.m.Epinion: um ano hoje! Hoje almocei com a Paula Foschia, a primeira amiga que fiz no mundo dos blogs e a criadora de um dos mais divertidos, engraçados, mudernos (no melhor sentido) e legais blogs da praça, o Epinion, que completa um ano de existência hoje! Parabéns, Paulinha, e valeu pela força! :-) escrito por Fabio Fernandes | 12/03/2002 04:37:00 p.m.segunda-feira, dezembro 02, 2002 As Ilusões Armadas. Este é o título da pentalogia (conjunto de cinco livros) que o jornalista Elio Gaspari promete lançar sobre o Golpe de 1964 e seus desdobramentos. Os dois primeiros foram lançados há cerca de dez dias, e eu não quis nem saber: fiquei pendurado no cartão de crédito e comprei (como era pra consumo próprio, não pedi à editora, como faço sempre que resenho um livro).
Entrevista com Lúcia Santaella. O Itaú Cultural publicou hoje uma entrevista que realizei com a Professora Lúcia Santaella, logo após ganhar o Prêmio Jabuti 2002 com seu excelente livro Matrizes da Linguagem e Pensamento (Editora Iluminuras). Leia aqui. escrito por Fabio Fernandes | 12/02/2002 05:50:00 p.m.Ética na Web: é bom e a gente gosta! O caso da Catho (a maior empresa de recrutamento de executivos no país, acusada na semana passada de furtar de concorrentes mais de um milhão de currículos e endereços eletrônicos) gerou um ótimo e oportuno texto do Vicente Tardin no Webinsider sobre ética digital. Leiam e discutam: continuamos precisando aprender a distinguir liberdade de sacanagem. escrito por Fabio Fernandes | 12/02/2002 05:42:00 p.m.Uma campanha a favor de Diogo Mainardi. Não acredita? Pois então leia o que o indefectível Adaílton Persegonha escreveu no Leite de Pato! escrito por Fabio Fernandes | 12/02/2002 05:37:00 p.m. |
||||
|
|
|||||