| Pólis | 
| 
 
  | 
 
 sexta-feira, maio 30, 2003 Não há, ó gente, ó não. Livro como esse Os Sertões. Dei-me de presente no meu aniversário, comecei a leitura agorinha. Maravilha. Comprei a edição mais besta, claro, a da Ateliê Editorial, com edição de Leopoldo M. Bernucci, e mais de três mil notas de rodapé. Agora não tem mais desculpa: se você não sabe o que é um talvegue, ou um albardão distante que perlonga a costa, está tudo lá, explicadinho. E o livro flui que é uma beleza. Sério: a saga de Antônio Conselheiro e sua gente, as expedições que culminaram na destruição do arraial de Canudos e na morte do grupo que ousou desafiar o governo, é tudo contado por esse jornalista que foi o precursor do jornalismo científico entre nós. Como observa Bernucci, pode-se questionar a visão racial de Euclides, mas não se pode negar o conhecimento incrível que ele tinha de geologia, hidrografia, metereologia, arquitetura, estratégia militar e historiografia, que fez de Os Sertões um grande mapa da terra e do homem brasileiro do final do século dezenove. Mas se você não tem saco de ler este alentado volume (este livro é do tempo em que livro grande era chamado de alentado), confira o site comemorativo de cem anos montado pelo Estadão. Vale a pena. A dica do site foi da Carol Vigna-Maru. A dica do livro, do Octavio Aragão. escrito por Fabio Fernandes | 5/30/2003 10:14:00 da tardequinta-feira, maio 29, 2003 escrito por Fabio Fernandes | 5/29/2003 06:31:00 da tarde BaléRalé. Esse é o nome do novo livro do Marcelino Freire. Rapaz, como o cabra manda bem. São 18 improvisos, como quer nos fazer crer o autor, mas improvisos fellinianos, vejam bem, daqueles que são muito ensaiados até ficarem redondinhos, redondinhos, perfeitos. Falam de imperfeições e tristezas os contos, mas são plangentes, tocam fundo. E que sonoridade. Fiquei besta. Mas o Marcelino, além de escritor, contou-me outro dia, foi ator. Daí a música que sai de cada conto. Homo Erectus, Minha Flor, Darluz, cada conto que eu vou te contar. Ou melhor, não vou contar não. Vão e comprem: saiu pela Ateliê Editorial, e inaugura a série LêProsa, dedicada a livros inéditos de autores novos e consagrados, ou livros há tempo fora de catálogo. Vai sair muita coisa boa daí, fiquem de olho. E leiam Marcelino.
 Um ano de Pólis. Não parece que foi ontem: na verdade, deu pra sentir cada dia - e todos foram ótimos, mesmo os ruins, como costuma dizer meu pai. Menos de dois meses antes, eu tinha acabado com meu primeiro blog, o Lanceiro Livre, porque achei que ele não estava satisfazendo as minhas expectativas iniciais. Não me arrependi, mas a vontade de escrever era bem maior, e, convenhamos, não há na Web veículo mais legal do que os blogs para escrever, seja o que for. Aí eu criei o Pólis, ex-Política e Tecnologia, porque queria me ater somente a esses dois assuntos. Não deu: eu falo (e escrevo) demais. Então praticamente voltei a falar das mesmas coisas que falava no finado Lanceiro. 
 quarta-feira, maio 28, 2003 
 Propaganda descarada. Estou vendendo um handheld Compaq IPaq H3850 novinho, na caixa, com garantia. Se alguém estiver interessado, é só entrar em contato comigo por e-mail, ok? Dêem uma força, que o negócio aqui não está fácil e eu estou precisando de algum na minha conta bancária. escrito por Fabio Fernandes | 5/28/2003 06:56:00 da tardesegunda-feira, maio 26, 2003 
 Webwriting: Construindo Conteúdo para Sites e Blogs. Este é o nome do workshop que vou dar no Rio de Janeiro, no próximo dia 7 de junho, inagurando a série de Cursos Webinsider. Só tem gente boa: do pioneiro Bruno Rodrigues até outros bambambãs da Internet, como Michel Lent Schwartzman, Marcello Póvoa e Ricardo Saldanha. O curso será no Hotel Everest Rio, em Ipanema, das 9 às 19h. Serão oito horas de aula e duas horas de pausa, com coffee breaks e almoço em grupo. O workshop dá ênfase ao texto dentro da Arquitetura da Informação, com dicas sobre como escrever para a Web, noções de HTML e produção de conteúdo jornalístico e publicitário, entre outras coisas. Aqui, minha coluna mais recente para o Webinsider, que acabou de ser publicada, sobre CtrlC + CtrlV e ética, outro assunto que será discutido no workshop. Ajudem a divulgar! E espero vocês lá! escrito por Fabio Fernandes | 5/26/2003 01:57:00 da tardedomingo, maio 25, 2003 Da série: blogs bacanas. Nos últimos tempos, o Pólis foi linkado por vários blogs muito bons, e que eu acabei não comentando. Vamos, então, corrigir a falha já, começando com dois:
 Muitos livros bons, muitos links bacanas. Informação em estado quase puro, com poucos filtros. Vocês não perdem por esperar. escrito por Fabio Fernandes | 5/25/2003 11:52:00 da manhãQuinta-feira, dia 29, este blog comemora um ano de vida. Não vai ter festa (pelo menos não por enquanto) porque estou atolado de trabalho. Mas aguardem novidades para breve. escrito por Fabio Fernandes | 5/25/2003 11:51:00 da manhãsábado, maio 24, 2003 Matrix Reloaded! Eu vi o filme ontem, na primeira sessão no Shopping Pátio Higienópolis, com minha amiga, professora e orientadora Giselle Beiguelman. Gostei - mas com algumas restrições. Cheguei a pensar em relembrar os bons e não tão velhos tempos do Cinephilia aqui fazendo uma análise rebuscada do filme, mas acabei de me deparar com esta análise que o Rafael Spoladore faz do filme na Revista Bala (que, aliás, eu estava querendo comentar há algum tempo, mas foi justo na época da maldita cólica renal) e percebi que bate em quase tudo com o que eu penso do filme. Leiam - mas o melhor mesmo é ver o filme e tirar suas próprias conclusões. Só não façam, pelo amor de Deus, como um jornalista que detestou tanto o filme que hoje (num artigo tão descaradamente tendencioso que linká-lo seria um crime) chegou a insinuar uma comparação entre os irmãos Wachowski e Leni Riefensthal. Assim, nem tomando a pílula azul... escrito por Fabio Fernandes | 5/24/2003 10:42:00 da tardeDica de leitura: The Infinite Matrix. Não tem nada a ver com o filme dos Irmãos Wachowski. É um dos sites mais interessantes de ficção científica de língua inglesa atualmente. Destaque para o blog de Bruce Sterling e os acachapantes contos mensais de Richard Kadrey. escrito por Fabio Fernandes | 5/24/2003 06:08:00 da tardequinta-feira, maio 22, 2003 Welcome to the desert of the real. escrito por Fabio Fernandes | 5/22/2003 10:07:00 da manhãquarta-feira, maio 21, 2003 E também tem conto novo, na revista Givago, do Emílio Fraia. Não dá pra colocar a URL exata do conto porque ele está em flash, mas não tem mistério: basta, na home, clicar no banner Histórias de Transtornos. Cliquem e ele abrirá uma janela menor com um pequeno índice. O meu é o conto número 5 - um arquétipo inédito chamado Lobisomens.
 O primeiro paper a gente não esquece. Todo esse corre-corre dos últimos tempos está começando a dar frutos. Ontem foi publicado na Web o número 2 da Revista Ghrebh, do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia da PUC-SP. Nesta edição, meu primeiro paper em uma revista acadêmica. Tema: William Gibson e Arthur C.Clarke e suas interpretações do conceito de aldeia global de Marshall McLuhan. Dito assim pode parecer pedante, mas não é não. Confiram quando puderem aqui.
 domingo, maio 18, 2003 Claro, o idiota tinha que esquecer de dizer o horário do evento. Começa às 19h!!! escrito por Fabio Fernandes | 5/18/2003 11:37:00 da manhãÉ HOJE!! Agora, um assunto muito mais interessante e pertinente: quem estiver no Rio de Janeiro hoje está convidado a ir à Cobal do Humaitá, mais precisamente no Espírito das Artes, espaço que fica no segundo piso, para o mega-evento bloguístico de 2003: sessão de autógrafos dos livros Ao lado e à margem do que sentes por mim, da Ana Maria Gonçalves, e Depois que acabou, da Daniela Abade... 
 Interlúdio desabafante. Até pouco tempo atrás eu me considerava um felizardo que quase não recebia SPAMs. Até que eu resolvi enviar a alguns amigos um dos meus Arquétipos, feito no dia em que Mr. Bushit, o espírito-de-porco-que-anda, caiu de pau em cima do Iraque. 
 sexta-feira, maio 16, 2003 Ah, a minha Amelie Poulain voltou a postar no seu blog. escrito por Fabio Fernandes | 5/16/2003 12:29:00 da tardeSiamo tutti bene. Estou no Rio, trabalhando bastante nos últimos dias. Desculpem o silêncio. Hoje, meu aniversário (37 aninhos mas com corpo de 36), continuo ralando aqui, e no fim da tarde ainda vou pra Bienal dar uma de intérprete para Mr. Scott Turow, que lança livro novo pela Record, Erros Irreversíveis. Depois, um jantar com meus pais e ensaio para a leitura da peça da Paula Foschia, que eu tenho a honra de dirigir. Vocês ainda não estão sabendo do que se trata? Então dêem um pulo no site dela, porque hoje está difícil aqui. Amanhã eu posto mais detalhes.
 quinta-feira, maio 08, 2003 Política também pode ser divertida. Não acredita? Então confira aqui o que o Asian Dub Foundation fez com um excelente discurso de Tariq Ali. Você se informa e ainda se diverte. Dica do Guilherme Kujawski. escrito por Fabio Fernandes | 5/08/2003 11:05:00 da manhãquarta-feira, maio 07, 2003 Matéria paga! (nos moldes do Discoteca Básica): 
 sexta-feira, maio 02, 2003 
 quinta-feira, maio 01, 2003 Aos amigos e aos colegas blogueiros que mandaram e-mails e comments de melhoras, muito obrigado. Já estou bem melhor - inspirando cuidados, como se dizia antigamente, mas pelo menos não sinto mais dor.
  | 
 
 
 
 
 
||||
| 
 | 
|||||