Pólis

arquivos
eu
meus outros blogs
também aqui
blogs bacanas


sexta-feira, setembro 27, 2002  

Estou cada vez mais sem tempo, mas ainda tenho fôlego para mais produções. E se preparem, porque vem coisa nova aí em breve. Aguardem.

escrito por Fabio Fernandes | 9/27/2002 03:15:00 da tarde
 

José J. Veiga - a Última Entrevista. Eu estava devendo dizer isto aqui, mas antes tarde do que nunca: Octavio Aragão disponibilizou no site da Intempol o que provavelmente foi a última entrevista concedida pelo escritor José J. Veiga antes de morrer. Digo provavelmente porque o Jornal do Brasil publicou outra entrevista com ele, mas póstuma. Não checamos com o jornal a data da entrevista deles, mas de todo modo fomos lá e fizemos: doente mas lúcido e animado, o mestre da literatura fantástica brasileira, autor dos clássicos A Hora dos Ruminantes e Os Cavalinhos de Platiplanto, entre outros, bateu um papo ótimo comigo e com Octavio sobre suas influências e seu processo de criação. Ela saiu originalmente em 1999, no zine de papel Megalon, mas agora vocês podem conferir aqui.

escrito por Fabio Fernandes | 9/27/2002 03:14:00 da tarde


quarta-feira, setembro 25, 2002  

Bom é o Inagaki. Hoje não tenho nada a dizer. E nem preciso, porque o texto do Alexandre Inagaki que acabei de ler no blog dele (sob o título Bons Amigos) dispensa comentários. Rapaz, se tem alguém que merece estar nesta geração 00 de literatura que andam apregoando por aí, é você. Gostei!

escrito por Fabio Fernandes | 9/25/2002 10:17:00 da tarde


terça-feira, setembro 24, 2002  

Imperdível. Ainda para quem curte quadrinhos, imperdível é a coluna de Grant Morrison. Junto com Alan Moore e Neil Gaiman, este sujeito fez parte da onda inglesa que tomou os quadrinhos americanos de assalto na década de 1980. E assim como outro inglês que veio logo depois, Warren Ellis, Morrison tem uma verve demolidora e um senso de humor corrosivo. Bem me disse Octavio Aragão: "Queria saber escrever colunas assim." Eu também, Octavio, eu também!

escrito por Fabio Fernandes | 9/24/2002 01:39:00 da tarde
 

Dica: Para quem curte quadrinhos, uma boa pedida é o site Hyperfan. Capitaneado por Otávio Niewinski e Délio Freire, este site, que completou um ano recentemente, oferece as melhores fanfics da praça. Se você não sabe o que é fanfic, eu explico: é um gênero literário que consiste em ficção escrita por fãs (fan + fiction). Um exemplo disso são as histórias de Arquivo X e Star Trek não-oficiais, escritas por fãs, que circulam em revistas e sites mundo afora.
Mas a galera do Hyperfan decidiu se dedicar basicamente a fanfics da HQs, e já possui um belo acervo de histórias baseadas nos personagens das editoras Marvel e DC. Tem pra todos os gostos: de Super-Homem e Homem Aranha até o cowboy Jonah Hex e o devorador de mundos Galactus, passando por Hellboy e Novos Titãs, entre muitos, mas muitos outros mesmo.
A novidade que o site apresenta este mês é a criação dos Zip Paperbacks: arcos de histórias equivalentes aos famosos trade paperbacks americanos, só que reunidos em arquivos zip para download. Os primeiros são Homem-Aranha e Liga da Justiça.
E, para quem tem saudades das fanfics de Sci-Fi, até outubro estréia a primeira série desse gênero no Hyperfan: Star Wars! Você é fã? Dê um pulo agora e curta!

escrito por Fabio Fernandes | 9/24/2002 10:53:00 da manhã


sexta-feira, setembro 20, 2002  

Parado mas não morto. Eu sei, eu sei, estou precisando aparecer por estas paragens. Mas é por uma boa causa: arrumei trabalho novo e agora meu tempo de blogagem caiu quase a zero - pelo menos por enquanto. Mas este blog não vai morrer nem ficar parado por tempo indeterminado. Quando menos vocês esperarem, olha eu aqui de novo. Para ficarem por dentro de novas atualizações, recomendo o cadastro no Bloglet (aqui do lado esquerdo) e vamos que vamos!
Enquanto isso, leiam a Caros Amigos Especial Eleições. É preciso.

escrito por Fabio Fernandes | 9/20/2002 01:24:00 da tarde


sábado, setembro 14, 2002  

Filho de Deus. É o que eu sou também, pessoALL: depois de duas semanas violentas de trabalho, pude me permitir um descanso. Anteontem, fui ao lançamento do livro O Cheiro do Ralo, primeiro romance do premiado quadrinhista Lourenço Mutarelli. No final, um ótimo chope com meu irmão Jorge Rocha, com quem edito a [Mão Única?], o Joca Terron, o Alexandre Inagaki, a Suzi Hong e o Johnny Patriarca. Excelente companhia e ótimas empanadas: o que mais posso querer?

Depois dessa, só o chope de hoje, com o meu amigo Octavio Aragão e a turma da Intempol.

escrito por Fabio Fernandes | 9/14/2002 12:30:00 da tarde


quarta-feira, setembro 11, 2002  

Especial 11 de Setembro. Acaba de entrar no ciberespaço uma edição especial da [Mão Única?] sobre os EUA, nós, o mundo e a nossa condição. Aqui.

escrito por Fabio Fernandes | 9/11/2002 08:33:00 da tarde


terça-feira, setembro 10, 2002  

11 de Setembro - O Que Mudou? Este é o nome do evento que vai ocupar o dia inteiro amanhã o TUCA (Teatro da Universidade Católica, Rua Monte Alegre, 1024, São Paulo), para discutir a crise da supremacia norte-americana. Amanhã, aniversário de um ano do ataque às Torres Gêmeas, cientistas políticos, jornalistas, economistas e diplomatas discutirão a fundo a atual situação geopolítica mundial. Como diz o convite feito pelos professores Octavio Ianni, da USP, e Ladislau Dowbor, da PUC-SP, coordenadores do evento, como latino-americanos, não nos interessa enredarmo-nos nas simplificações do "eixo do mal" ou "eixo do bem"; interessa-nos, sim, examinar as tendências mais significativas. Estou com eles e não abro. Abaixo, o programa do evento:



9h às 12h30:

Abertura

Antonio Carlos Ronca

Reitor da PUC-SP




A ação geopolítica dos EUA

Octavio Ianni USP/Unicamp

Reginaldo NasserPUC-SP




Investimentos em estratégias energéticas

Luis Pinguelli Rosa UFRJ-COPPE

José Mauricio Bustani Diplomata




Controle da produção e da fluidez da informação

José Arbex ECA-USP

Renato Ortiz Unicamp




14h às 18h:

Conflitos assimétricos e intervenções militares

Geraldo Cavagnari Filho Unicamp

Roberto Godoi O Estado de S. Paulo




Sistemas de avaliação e propostas de uma nova arquitetura financeira

Leonardo Trevisan PUC-SP/O Estado de S. Paulo

Luiz Gonzaga Belluzzo Unicamp/Carta Capital




A ALCA e a América Latina

Luiz Eduardo Wanderley PUC-SP

Francisco de Oliveira USP




19h30 às 22:30h

A ação das transnacionais na dinâmica global

José Eduardo Faria USP

Antonio Corrêa de Lacerda PUC-SP/SOBEET




A reticência dos EUA frente às políticas sócio-ambientais

Marijane Lisboa PUC-SP

Maria Adélia A. de Souza Unicamp/USP




Desafios à governança planetária

Ladislau Dowbor PUC-SP/IMESP

Rubens Ricupero ONU/UNCTAD (a confirmar)

escrito por Fabio Fernandes | 9/10/2002 08:57:00 da tarde


segunda-feira, setembro 09, 2002  

Dois novos confrades do mundo das letras. Duas boas surpresas nos últimos dias: a primeira foi receber um e-mail do Rodrigo Gurgel, que eu não conhecia mas que já vai para a minha lista de favoritos com seu novo blog, o Crônica Literária. Rodrigo ataca de Proust, Edmund Wilson e e o mestre dos poetas e tradutores Geir Campos com muita informação pra quem gosta de livros e escritores. Do outro lado do espectro, a segunda surpresa: uma aparição espectral que volta a assombrar (no bom sentido) é o Sr. K., o Homem do Castelo Alto, que aparentemente ressuscitou seu blog hoje, com letra de música e finos aforismos para brindar seus leitores. Senhores, vocês dois vão para a minha coluna da esquerda.

escrito por Fabio Fernandes | 9/09/2002 07:49:00 da tarde
 

O Império se Expande em filme também! Meu irmão de fé Jorge Rocha, meu parceiro de [Mão Única?], também fez o seu haikai movie - mais encorpado, o filme é praticamente uma declaração de princípios da revista. Confiram djá!

escrito por Fabio Fernandes | 9/09/2002 07:38:00 da tarde


domingo, setembro 08, 2002  

Cinema - Do it yourself! Vocês conhecem o DF1LM? É um site onde você pode fazer o seu próprio filme em Flash. Eu fiquei sabendo disso por intermédio da Maira Parula, que por sua vez soube através da Cora. Fui lá e fiz o meu haikai movie, que vocês podem conferir aqui. O da Maira (que ficou hilário) está aqui.

PS: Mal me lancei no mundo cinematográfico e já estou no Blogcinefest, blog criado pela Carminha apresentando uma mostra informal desses filmes. Confiram os outros!

escrito por Fabio Fernandes | 9/08/2002 04:16:00 da tarde


sábado, setembro 07, 2002  

[Mão Única?] - Atualizações. Começamos bem o fim de semana: uma entrevista exclusiva com Lourenço Mutarelli sobre seu livro O Cheiro do Ralo, que será lançado no próximo dia 12 em São Paulo (estarei lá, junto com meu irmão Jorge Rocha), um texto interessantíssimo de Gerson Dudus que mistura O Homem Bicentenário com X-Men para nos localizar à deriva do humano, e um texto excelente (como sempre) do poeta e artista plástico baiano Almandrade sobre Arquitetura. Curtam.

E aguardem outra pequena porém sincera atualização no dia 11 de setembro.

escrito por Fabio Fernandes | 9/07/2002 06:05:00 da tarde


sexta-feira, setembro 06, 2002  

Hoje só amanhã. ;-)

escrito por Fabio Fernandes | 9/06/2002 09:33:00 da tarde


terça-feira, setembro 03, 2002  

Hello, Creizipípou! Quem aí se lembra do DJ Big Boy, que comandava as carrapetas na Rádio Mundial AM nos anos 60 e revolucionou a cena rock'n'roll no Rio de Janeiro até 1977? Vítima de enfarte aos 32 anos, Big Boy era fã de Beatles mas também divulgava o melhor do rock internacional e também funk e soul (dos bons tempos da Motown, que ainda dava as cartas naquela época), e chegou até ter um pequeno programa na antiga TV Tupi. Se você conhece e tem saudades, ou não conhece mas quer conhecer, basta dar um pulo no ótimo site Vozes Brasileiras e conferir aqui como era mutcholoco esse cara, numa gravação feita em meados dos anos 1970 para o LP "Baile da Pesada", da extinta gravadora Top Tape. Mas, mesmo que você não curta rock "da pesada", as gravações do site (que incluem nomes famosos do rádio como o apresentador do Repórter Esso Heron Domingues e o cantor das multidões Orlando Silva) valem a pena. Quem me cantou a pedra foi o Serjones Faria, garoto ixperto e creizipípou.

escrito por Fabio Fernandes | 9/03/2002 09:42:00 da tarde
 

Die, Puny Humans! (Morram, míseros humanos!) é o nome do blog do mestre inglês dos quadrinhos Warren Ellis. Além de uma newsletter quase diária distribuída para seus fãs em todo o mundo, Ellis, criador dos sucessos Transmetropolitan, The Authority, Planetary (todos sendo atualmente publicados no Brasil) resolveu destilar todo o seu proverbial mau-humor num divertido diário. Para quem gosta, vale a pena.

escrito por Fabio Fernandes | 9/03/2002 04:30:00 da tarde
 

Nas bancas. Chega esta semana às bancas o número 5 da revista PLAY. Tem uma entrevista que fiz com Pierre Lévy especialmente para esta edição, além de uma matéria sobre as eleições e uma mini-entrevista com Lula. Acima eu dei o link para o site, mas essas matérias por enquanto só podem ser lidas na versão de papel. Confiram!

escrito por Fabio Fernandes | 9/03/2002 04:26:00 da tarde


segunda-feira, setembro 02, 2002  

Hotel Hell é o nome do blog que o Joca Reiners Terron, editor e mastermind por trás da editora Ciência do Acidente, acaba de criar. Pra começar, três textos do cacete (um deles tem apenas uma linha e é uma pérola do humor negro). Leiam.

escrito por Fabio Fernandes | 9/02/2002 10:22:00 da manhã