| Pólis | 
| 
 
  | 
 
 quarta-feira, julho 31, 2002 E o Timor entrou pro time dos países cujo idioma oficial é o português. Devido à invasão indonésia, que durou 24 anos (tempo durante o qual o nosso idioma era proibido no país), hoje apenas 15 por cento da população falam português. Durante um encontro com FHC em Brasília na segunda-feira, o presidente do Timor, Xanana Gusmão, pediu a ajuda do Brasil para ajudar a alfabetizar os timorenses. O resto da notícia você pode ler aqui. escrito por Fabio Fernandes | 7/31/2002 05:42:00 da tardeMatéria nova no Webinsider. Há uma semana postei aqui que estava terminando de ler Deuses Americanos, o mais recente livro do mestre dos quadrinhos Neil Gaiman a ser publicado em terra brasilis. Vários amigos me pediram para postar detalhes. Fiz melhor: escrevi uma resenha para o Webinsider. Confiram aqui, mas estejam avisados: gostei bastante.
 terça-feira, julho 30, 2002 Back to Sampa. Falando em Pat Metheny: ô, Ricardo, comenta aí no Discoteca Básica algum álbum do homem! Tá valendo qualquer um, menos o As Wichita Falls, so Falls Wichita Falls, com Lyle Mays, que esse é meia-boca. Se bem que o meia-boca de Pat Metheny está muito acima da média da maioria de praticamente qualquer coisa que se ouve hoje nas rádios, claro.
 Sessão nostalgia. Madrugada, trabalhando longe de casa. Ouvindo Lô Borges e Pat Metheny no Winamp. Saudades dos anos oitenta. Vontade de estar com você em Ouro Preto, Aurora.
 segunda-feira, julho 29, 2002 Sujeira no Ventilador. Fiquei sabendo, através de meu amigo, o jornalista e escritor Carlos Orsi Martinho (que precisa voltar a postar em seu blog, o Gendarmeria Galáctica), da existência do blog O Ventilador. Editado por Lúcio Torquato, jornalista baseado em Jundiaí, São Paulo, este weblog sofreu efetivamente o que no caso do Canaimé (vide post logo abaixo) ainda está em nível de ameaça: no dia 5 de julho, o computador de Lúcio foi apreendido porque ele teria, através de seu blog, criticado um político local. 
 Canaimé, um blog de coragem. Eles são de Roraima, e criaram um blog que está dando o que falar. Trata-se do Canaimé, editado por um coletivo de estudantes de jornalismo daquele estado que transmite para o Brasil a voz do jornalismo de Roraima. E já estariam sendo submetidos à vigilância e tentativa de censura (leiam o post "Falta de Informação", do dia 27 de julho.) Dica preciosíssima dada pelo Raphael Perret, que recebeu o toque do Claudio Cordovil. escrito por Fabio Fernandes | 7/29/2002 12:22:00 da tardeDica de Leitura. Acabei de comprar e devorar o livro Em Busca de Novo Modelo - Reflexões sobre a crise contemporânea, de Celso Furtado (Paz e Terra). Fundamental para quem quer entender um pouco tudo por que passamos nestes oito anos de governo Fernando Henrique - e de resto, desde que o Brasil iniciou o seu processo de modernização, logo após a segunda guerra. Mas o bom mesmo é O Mito do Desenvolvimento Econômico, que a Paz e Terra lançou em formato de bolso. Resumindo muito mal e porcamente, Celso Furtado explica que modernização (o que vem acontecendo com a gente desde o governo Vargas) não é desenvolvimento. Querem entender mais? Comprem urgente. O primeiro está à venda por 14 reais, e o segundo não custa nem 5. Um preço muito mais barato que o que a gente vem pagando, por exemplo, com a CPMF - que até hoje não deu pra entender a que veio.
 Mundo Bizarro. Para os fãs do Super-Homem da Era de Prata (décadas de 1950-60, aproximadamente), um blog bem bacana... ou seria bizarro? É o Contos do Mundo Bizarro, criado recentissimamente (não tem nem uma semana) pelo Senior. Na verdade, a homenagem está apenas no template, simples mas bem sacado. Bateu nostalgia. Abraço, Senior!
 sexta-feira, julho 26, 2002 Tudo é reality. Este é o título de um excelente artigo da antropóloga e professora da USP Esther Hamburguer, sobre os limites entre ficção e notícia, na revista Trópico. 
 Não se fala mais no assunto. Agora há pouco, graças aos toques camaradas da Paula e do Alexandre, descobri que a pessoa de quem a Tchela falava no post abaixo era a Elis Monteiro, autora do Par Elis. Elis respondeu ontem a esse post se defendendo (confiram aqui), ainda que de forma bastante revoltada - assim como várias pessoas que tomaram o partido dela.
 quinta-feira, julho 25, 2002 Perguntinha inocente. Segundo esta matéria, o estado do Rio vai gastar 500 mil reais mensais de aluguel com um dirigível que, diz a Secretaria de Segurança, vai ajudar a polícia no combate ao crime na cidade.
 
 Postar com responsabilidade. Este é o nome de um post que está dando o que falar, escrito pela Tchela, do ótimo blog Maré. A Tchela é deficiente física; não faz alarde disso mas também não se envergonha (e nem teria por quê). O post dela, que tomo a liberdade de transcrever abaixo, é um alerta sobre ética no jornalismo - para blogs ou não. 
 
 Olha eu na fita! Para quem quer saber como se parece este humilde escriba, é só dar um pulo no Epinion, onde a Paula colocou as fotos do nosso encontro. Eu apareço em duas: trocando uma idéia com o grande Alex Antunes e disfarçando um ataque iminente a uma tigela cheia de sedutores brownies (eles perderam e minha dieta também). Ah, na primeira eu apareço abraçado a Julia Roberts e Sandra Bullock. Provavelmente este será um dos meus últimos posts, porque no instante em que minha digníssima colocar os olhos sobre essa foto, este que vos fala irá comer capim pela raiz (ela sabe que eu sou louco pela Julia Roberts)!
 quarta-feira, julho 24, 2002 Alguém me ajuda a fazer um template legal para este blog? Cartas para a redação. escrito por Fabio Fernandes | 7/24/2002 01:44:00 da tardeterça-feira, julho 23, 2002 Novos vizinhos. Tem gente nova na área: o site Jornalistas da Web criou um blog coletivo, capitaneado por Raphael Perret (do ótimo Tá na Tela), Paulo Rebêlo, meu colega de Webinsider, e pelo editor do site, Mario Lima Cavalcanti. Outro site interessante com boas dicas sobre jornalismo que se faz na Web é o Jornalismo Online, da Lorena Tarcia. Como diz meu amigo e irmão Jorge Rocha, da revista digital [Mão Única?], o império se expande. Repito, sem corporativismo, mas porque também somos filhos de Deus.
 segunda-feira, julho 22, 2002 Seu mestre mandou avisar. A Maira Parula, autora de um blog recente muito bonito e delicado, o Prosa Caótica, mudou de URL. Ela agora está no Weblogger, mas os posts antigos continuam aqui. escrito por Fabio Fernandes | 7/22/2002 11:21:00 da manhãEu e minha Groupie. Eu estava devendo essa há uma semana, mas a viagem ao Rio não me deixou muito tempo para atualizar o Pólis. O que é uma vergonha, porque eventos que marcam a gente não podem passar em branco. 
 domingo, julho 21, 2002 Eu tô voltando. Volto para São Paulo hoje. Aguardem novidades para amanhã. escrito por Fabio Fernandes | 7/21/2002 09:22:00 da manhãquinta-feira, julho 18, 2002 Aqui tem. quarta-feira, julho 17, 2002 Letra Digital. Era para ter comentado isso há uma semana, mas simplesmente deu branco. Compenso agora: confiram a ótima revista eletrônica Letra Digital, voltada para estudantes e profissionais de jornalismo. De cara, duas matérias simpáticas sobre jornalismo para rádio e TV, assinadas respectivamente por Milton Jung e Fernanda Danelon. Promete. escrito por Fabio Fernandes | 7/17/2002 11:02:00 da manhãterça-feira, julho 16, 2002 Livros Recebidos? Pois não: Deuses Americanos, de Neil Gaiman (Conrad Editora) e Cartas de C.G.Jung, Volume II (Editora Vozes). Mais detalhes nos próximos dias. Obrigado ao Alexandre, da Conrad, e à Carla, da Vozes. escrito por Fabio Fernandes | 7/16/2002 07:20:00 da tardeSeparando livros no meu antigo apartamento para vender. Com incenso de cânfora, que acalma e fortifica. Recomendo. escrito por Fabio Fernandes | 7/16/2002 07:15:00 da tardeAinda sobre os Jedi. Falando nos nobres cavaleiros de sabre de luz, uma boa pedida é este artigo do muçulmano Hesham A. Hassaballa, que compara os Jedi aos místicos sufi. Cansaço profundo. Isto, aliado à quantidade de trabalho, deverá atrapalhar os posts dos próximos dias. Mas me aguardem que eu volto.
 segunda-feira, julho 15, 2002 É sal, é sol, é sul. Estou no Rio de Janeiro a trabalho - mas também para visitar a família e os amigos. Há muito o que contar sobre os dias de ausência bloguética - sites bacanas, livros recebidos e um encontro para ficar na história entre este que vos digita, a Paula Foschia, a Juliana e o Alex Antunes. Aguardem que eu já conto tudo. escrito por Fabio Fernandes | 7/15/2002 06:22:00 da tardequinta-feira, julho 11, 2002 Deu na home do Blogger mas reproduzo aqui o trecho de uma matéria da colunista do The Wall Street Journal Peggy Noonan sobre tudo o que há de bom nos Estados Unidos:
  
 Por exemplo, fico aqui pensando: e se tivéssemos tido blogs em 1964? Hein? Será que os militares teriam tomado o poder? Ou teríamos nos unidos numa verdadeira corrente pra frente contra o autoritarismo? Jamais saberemos, pois é impossível mudar o passado. Mas o futuro, todos nós podemos mudar.
 quarta-feira, julho 10, 2002 Livros, livros e mais livros. Dicas de leituras interessantes? Você veio ao lugar certo. Confira:
 
 
 Enfim, todos esses livros valem a pena, se a alma não for pequena (e se as estantes e os bolsos forem generosos o bastante). Boas leituras. escrito por Fabio Fernandes | 7/10/2002 04:07:00 da tardeQuer ficar por dentro das últimas deste blog? Cadastre-se na coluna da direita para receber avisos diários de atualizações pelo Bloglet. escrito por Fabio Fernandes | 7/10/2002 03:41:00 da tardePost bilíngüe. Os amigos e leitores habituais deste blog hão de me perdoar, mas este post vai em duas vias, ou melhor, em duas línguas. É para avisar ao Matt Brown, da Macromedia, que as correções que ele pediu já foram implementadas neste artigo que o Webinsider acaba de publicar. Taí como você pediu, Matt! Continue com o trabalho legal que você tem feito aí no seu blog!
 terça-feira, julho 09, 2002 Hoje é feriado em São Paulo devido à comemoração dos setenta anos da Revolução Constitucionalista. Se você quer saber exatamente o que foi esse movimento, é só entrar no site oficial da Sociedade Veteranos de 32, e ficar de olho no documentário que a TV Cultura irá exibir no próximo sábado, às 21h, com direção de Laís Bodanzky, de Bicho de Sete Cabeças. escrito por Fabio Fernandes | 7/09/2002 03:50:00 da tardesegunda-feira, julho 08, 2002 Blogchalking. Eu estou usando. Para saber o que é, dê um pulo aqui. Cortesia do espertíssimo Daniel Pádua. escrito por Fabio Fernandes | 7/08/2002 08:13:00 da tardeO que é a velocidade... Nem bem meu artigo sobre os blogs da Macromedia saiu no Webinsider, e um dos blogueiros citados, Matt Brown, me enviou um e-mail para fazer algumas correções. Em breve, artigo no Webinsider a respeito, mas aqui eu já conserto um erro: o weblog de John Dowdell, que eu havia dito ser um blog pessoal com comentários esporádicos sobre produtos Macromedia, é blog oficial da casa mesmo. Aliás, segundo Matt Brown, foi Dowdell quem primeiro sugeriu a idéia de blogs da empresa e foi o primeiro a criar um. O bom da Internet é a facilidade de corrigir os erros. ;-) escrito por Fabio Fernandes | 7/08/2002 04:11:00 da tardeEu quero ser reconhecido. Calma, não se trata de nenhum pedido para possíveis (porém improváveis) fãs. Trata-se de um texto muito, mas muito bom mesmo do Mário Prata sobre a profissão de escritor. Só para dar uma água na boca, dou uma palhinha abaixo:
 
 O resto pode ser lido aqui. escrito por Fabio Fernandes | 7/08/2002 02:35:00 da tardeTem artigo novo de minha autoria no Webinsider. É sobre os recém-criados blogs da Macromedia e sua relação com o mundo blogueiro. On a different note, confiram o excelente artigo de Sérgio Kulpas sobre a AllTV. Eu li o texto e fui conferir a emissora, que é uma grande sacada. Vale a pena.
 domingo, julho 07, 2002 Nas bancas, a edição número 2 da Scientific American Brasil, com reportagens sobre a relação entre autismo e genialidade, a origem e a evolução das galáxias e as últimas tribos de índios isolados do Brasil. Esta matéria me chamou a atenção por dois números surpreendentes. O primeiro número é 41: são 41 grupos de índios arredios na região da Amazônia Legal, que aos poucos vão sendo contatados pela FUNAI. O segundo número? São 180 línguas indígenas que ainda sobrevivem em território nacional. Embora sejam apenas 15 por cento do que se falava por aqui em 1500, ainda é um número impressionante se levarmos em conta o descaso e os maus tratos aos índios.
 Há cerca de dois anos, trocando e-mails com um conhecido norte-americano sobre os 500 anos de Brasil, pude ter um (triste) vislumbre de como funciona a cabeça do americano médio. Para ele (morador do Meio-Oeste americano, que vota nos republicanos e é - talvez não por acaso - agente do FBI), não existem nativos americanos, pois na verdade os próprios índios ocuparam o território americano vindos de outra região, e por isso não teriam direito a reclamar de sua condição atual. Na verdade, segundo esse conhecido, os índios são fracos e covardes, e se hoje vivem bebendo e se suicidando nas reservas indígenas dos Estados Unidos, é porque não têm força nem coragem de lutar por uma vida melhor, que, ele jura, pode ser conseguida por qualquer americano que se esforce o bastante.
 É a conhecida hipótese neoliberal, sobre a qual eu já havia comentado há tempos no Lanceiro Livre. Segundo os neoliberais, as oportunidades são iguais para todos, e quem não as aproveita é porque não quer. Não é difícil derrubar esse mito: basta observar que quem nasce numa favela não tem a mesma oportunidade de ascensão social do que quem nasceu num bairro nobre de uma grande capital. Muitas vezes não tem sequer a formação óssea ou vitamínica, conseqüência de uma boa alimentação, necessária para reter na memória conhecimentos adquiridos na escola ou tentar uma atividade esportiva, por exemplo. E, se você nasceu negro, ainda não tem oportunidades iguais fora do circuito de escolas públicas. Quanto aos índios... 
 Quando foi a última vez em que você viu um índio ao seu lado na escola? Ou na rua?
 Pois é. escrito por Fabio Fernandes | 7/07/2002 01:29:00 da tardesábado, julho 06, 2002 Alguns probleminhas com o Bloglet estavam impedindo as pessoas de se cadastrarem para receber os avisos de atualização deste blog. Agora já está tudo resolvido: basta usar a caixa da coluna da direita que desta vez não vai dar pau. E sejam bem-vindos! escrito por Fabio Fernandes | 7/06/2002 10:01:00 da manhãsexta-feira, julho 05, 2002 Um oásis de tranqüilidade na blogsfera. É o Mosteiro Virtual, com parábolas zen-budistas e pequenas observações sobre meditação. Me fez lembrar os tempos em que eu meditava no tempo Theravada em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. De quebra, o blog-mosteiro traz uma relação de links de templos e mosteiros Brasil afora. Para quem quer se soltar, esse é o cais.
 Renoir no MASP. Se por um lado, a vida de frila é sacrificada (da mão para a boca, como costuma dizer sabiamente meu amigo Bráulio Tavares), por outro ela permite uma folga no meio de semana, como a que tirei na quarta-feira passada com minha mulher para ver a exposição Renoir, o Pintor da Vida. Uma bela exposição organizada pelo MASP, com pinturas, gravuras e as pouco conhecidas esculturas de Pierre-Auguste Renoir (para quem é cinéfilo, vale lembrar que ele era pai do cineasta Jean Renoir).
 Como não dirigir. Uma página muito engraçada sobre o que não se deve fazer em hipótese alguma no trânsito. escrito por Fabio Fernandes | 7/05/2002 03:45:00 da tardequinta-feira, julho 04, 2002 Os ingleses estão chegando com o que parece ser um livro muito abrangente e interessante sobre Jornalismo Online. Escrito por Mike Ward, professor de Jornalismo por 15 anos e consultor do Broadcast Journalism Training Council, o livro Journalism Online - creating effective web content oferece dicas sobre técnicas de multimídia e métodos de pesquisa online, construção de matérias e regras de como escrever para a Web, e ensina até mesmo HTML básico e fundamentos de webdesign. Ah, a dica é do António Granado. escrito por Fabio Fernandes | 7/04/2002 07:02:00 da tardeMapeando os blogs de São Paulo. A iniciativa é do Mario AV, inspirada num bem-sacado mapa dos blogs de Nova York, que você pode ver aqui. Basta mandar o endereço de seu blog para ele, ou, nas palavras do próprio: a URL do seu blog acompanhada do ponto geográfico de onde bloga - um endereço aproximado, tipo: "rua Cubatão, perto do viaduto da 23 de Maio, no Paraíso". Não é necessária informação mais exata do que isso, mesmo por razões de segurança. Dica do Edney. escrito por Fabio Fernandes | 7/04/2002 06:51:00 da tardequarta-feira, julho 03, 2002 Um interessante código de ética. O gaúcho Hefestus, do weblog Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos, elaborou algumas regrinhas de convivência sob o título Regras para bem viver (ou talvez se incomodar menos). Aqui vão elas: 
 terça-feira, julho 02, 2002 Obrigado, Gravatá! Este Lanceiro foi citado hoje na coluna do Gravatá, junto com colegas ilustres como a Ruth, o Ney e a Carolina. Valeu! escrito por Fabio Fernandes | 7/02/2002 09:03:00 da manhãWeblogs devem ser editados? Quem levanta a lebre é Elisabete Barbosa, do Jornalismo Digital, ao comentar este artigo do jornalista americano JD Lasica. Elisabete acha que não. Tomo a liberdade de citá-la:
 Tem Blog Novo na Área. É o Tá na Tela, do coleguinha Raphael Perret. Ele promete falar não só de jornalismo, mas de usabilidade e webwriting, entre outras coisas. Raphael começa com o pé direito indicando esta reportagem da BBC News sobre como as mulheres iranianas têm utilizado os blogs para se expressar com mais liberdade. Seja bem-vindo, Raphael! escrito por Fabio Fernandes | 7/02/2002 12:49:00 da manhã | 
 
 
 
 
 
||||
| 
 | 
|||||